Mercadinho

Mercado para troca de ideias, projectos, valores


Teatro Regional da Serra de Montemuro

CASTRO DAIRE

Teatro do Montemuro

 

Projetos 2015

 

 

“Memórias Partilhadas”

co –produção Teatro do Montemuro e Teatro Nacional D Maria II

Estreia a 3 de Janeiro de 2015 na sala Estúdio do Teatro Nacional D Maria II

 

Público: >12

Duração do espetáculo: 1h25min.(sem intervalo)

 

Sinopse

(“Uma carteira vazia” de Therese Collins)
O que há na carteira de uma pessoa diz - nos muito sobre a pessoa. A escolha de uma carteira de uma pessoa diz - nos muito sobre uma pessoa.
Anna, tem um fascínio com carteiras, não pode deixá-las sozinhas – especialmente as das outras pessoas. Se ela está tão fascinada com elas, por que não pode ela abrir a carteira  da sua mãe falecida?

(“O Lápis” de Abel Neves)
A caneta é mais poderosa que uma espada, ou no caso de Delfim, um lápis.
Com um lápis, você pode destravar o mundo. É a espada da verdade. Pode transportar um navio para a segurança, pode tomar banho de ervas no Montemuro - pode colmatar uma lacuna ou esconder –se  na floresta.
Bem, pode na mão de Delfim e com a imaginação de Delfim.


(“A Almofada de Penas de Cuco”de Peter Cann)
Em 1966 existiam dois amigos Adão e Fábio que faziam tudo juntos. Em 1966 houve um Campeonato do Mundo e Eusébio agraciava o jogo. Em 1966, um dos amigos apaixonou –se - e tudo mudou.
O que fazes se nunca mais vês o teu único e verdadeiro amigo? O que fazes para as coisas voltem a ser como eram antes dela chegar?
O que não deves fazer, é dar ao teu amigo uma almofada de penas de cuco.

 

Textos de Peter Cann, Therese Collins e Abel Neves Encenação de Steve Johnstone Direção Musical de Simon Fraser Interpretação de Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte Cenografia e figurinos de Sandra Neves Construção de Cenários Carlos Cal Desenho de Luz Paulo Duarte Assistência á construção de cenários e figurinos Maria da Conceição Almeida Direção de Produção Paula Teixeira Direção de Cena Abel Duarte

 

Digressão já programada

03-01-2015 a 01-02-2015 –Teatro Nacional D Maria II

11 -02-2015 a 27-02-2015 – Acolhimento de Escolas no Espaço Montemuro

06-03-2015 a 07-03-2015 – Teatro da Cerca de S Bernardo (Coimbra)

27-03-2015 – Teatro de S Pedro do Sul

03-04-2015 e 04 -04-2015 – Teatro Garcia de Resende (Évora)

06-11-2015 – Festival de Teatro da Covilhã

21-11-2015 e 22-11-2015 – Museu da Marioneta (Lisboa)

 

---------------//---------------

 

“Caídos do Ceú”

 

Promotor : Teatro do Montemuro

Público – alvo: todo tipo de público

Espetáculo de rua – Estreia 30 de Maio de 2015


Sinopse (em processo de criação)

Conhecidos santos populares chegam ao território, numa estranha nave celestial. O seu portal online está em “update” e numa espécie de licença sem vencimento enquanto se atualiza o mesmo, é lhes dada a possibilidade de concretizarem sonhos nunca alcançados, uma outra profissão, um outro pontificado.

Mais uma vez o Teatro do Montemuro aposta num espetáculo divertido, acessível e com uma forte vertente musical ao vivo (os dois músicos executarão ao vivo, assim como os actores). Pretendemos apostar num cenário versátil que se transformará ao longo da história. A participação do público será fundamental.

 

Criação Coletiva

Encenação Peter Cann Cenografia e Figurinos Ana Brum Interpretação Abel Duarte, Eduardo Correia, Paulo Duarte (TRSM), Ricardo Rocha (Músico e actor) e Sam Fox (música e atriz) Construção de cenários Carlos Cal Assistência á Construção de Cenários Maria da Conceição Almeida Direção de Produção e Comunicação Paula Teixeira