Indústrias Criativas e Culturais no meio rural

O projeto ICCER – Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural parte do reconhecimento do impacto e da importância que hoje assumem as indústrias culturais e criativas no contexto da economia. Não obstante, estas terem vindo a ser abordadas sobretudo na ótica do desenvolvimento e da regeneração urbana é inegável a atratividade do espaço rural para o acolhimento e a instalação de atividades culturais e criativas.

 

Partindo do potencial que encerram estas atividades em meio rural, que não tem merecido a atenção devida, nove Associações de Desenvolvimento Local da região Norte de Portugal, designadamente a Adriminho, Adril, Atahca, SoldoAve, Adersousa, Dolmen, Adrimag, Adritem e Probasto decidiram constituir uma parceria e formalizar uma candidatura denominada «ICCER- Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural», na Área de Intervenção 1 – Capitalização de Experiência e de Conhecimento do Programa da Rede Rural Nacional.

 

Num momento em que se inicia a preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais (2014-2020), este projeto pretende contribuir para a alteração do enquadramento atual através do aprofundamento do conhecimento, da avaliação e da identificação das Indústrias Culturais e Criativas, do seu mapeamento e da análise dos fatores de competitividade cuja presença condiciona o seu sucesso.

 

Trata-se de potenciar os seus efeitos na diversificação das atividades, criação de valor e emprego, acréscimo de qualidade de vida e, consequentemente, reforço da atratividade do espaço rural.